terça-feira, 17 de junho de 2008

Rainha dos Raios



A história de Iansã conta que uma menina, de tão serelepe, encantou Odé, o caçador, que acabou por compra-la no mercado de Irá. Odé chamou a sapeca, de Oiá, que quer dizer: ligeira, e com ela viveu até que a morte o levou. Oiá, neste momento de dor não se entristeceu, preparou o melhor de seus quitutes, reuniu as armas e roupas do caçador, e foi ao pé de Irôco (árvore sagrada que os Iorubas consideram como sendo o caminho entre o céu e a terra) louvar e apaziguar aquele que tinha partido. E por saber tratar tão bem das almas, foi que ela ganhou o axé de poder conduzi-las ao caminho certo.
Sobre a sua lenda mais significativa, digo que são várias as lendas deste Orixá: ora ela aparece lutando por justiça, e ora por suas vontades, mas uma em particular mostra o seu gosto pela liberdade. Conta a lenda: Ogum foi caçar e quando estava pronto para abater um búfalo, se assustou em ver sair de dentro da pele do animal uma mulher linda, que se dirigiu ao rio para banhar-se. Mais que depressa escondeu-lhe a pele, e simulou poder ajuda-la. Iansã sem ter como voltar para mata casou com Ogum e teve 9 filhos, porém as outras mulheres de Ogum enciumadas por sua preferência, e desconfiadas daquele cheiro silvestre, tanto fizeram que descobriram o paradeiro da pele, e caçoaram de Iansã. Ela então, podendo voltar ao seu natural, se desfez de quem lhe zombou, abandonou Ogum e deixou seus chifres para os filhos lhe chamar em caso de uma necessidade. Iansã é assim. Ela é o vento. E vento não se pode prender com mandos ou com mentiras, mas sim, com respeito.
Sobre o seu sincretismo católico digo que Iansã foi sincretizada as santas que tiveram em sua história, a luta por justiça. Delas, Joana Darck foi lembrada, mas, como Santa Bárbara aparece em sua imagem armada de umas espada dourada, teve maior aceitação.
Sobre o axé, ou poder, de Iansã, como já foi dito aqui em sua história, é conduzir as almas descarnadas para os seus destinos de morta. Com um tipo de leque, que se confunde com um rabo de cavalo, Oiá cria a ventania e varre tudo que esta fora do lugar. Então, como axé de Iansã envolve as almas e o destino, fica fácil entender sua ligação com Omulú, o rei das almas e com Xangô, o senhor da justiça kármica.
E é por conta do axé de Xangô que Iansã também é lembrada pelos raios. E suas ofertas são realizadas nos pararaios naturais, que são as pedreiras e os Bambuzais. Assim vá a pedreira ou ao bambuzal levando suas cores, perfumes, temperos, flores , cereais ...... e peça com fé!!!!


Caracteristicas Dos Filhos De Oya:

As pessoas filhas de Iansã são audaciosas, intrigantes, autoritárias, vaidosas, pessoas sensuais, volúveis, com tendência a ter diversos relacionamentos sexuais, inclusive aventuras extraconjugais.

São extremamente ciumentas. Mas quando estão amando verdadeiramente são dedicadas a uma pessoa são extremamente companheiras.

Dados De Oya:

Cores: Vermelho,Rosa,Bordo
Metais: Cobre,Estanho,Chumbo
Predominância: Fogo,Tempestade, Furacões, Raio, Justiça Sobre Espiritos Obsessores
Dia Da Semana: Quarta-Feira
Dia Do Ano:
Sincretismo: Santa Bárbara
Saudação: Eparrêyie






Um comentário:

Unknown disse...

Lindo!!!Lindo!!!Lindo!!!Fiquei verdadeiramente emocionada quando li,tudo com muita seriedade e de muito bom gosto,só vc mesmo pra nos fazer conhecer a belissima história desses orixas,eu amei a de Iansã...Eparrêiye
Bjs