quarta-feira, 18 de junho de 2008

Nos caminhos do Guerreiro

Ogum é o arquétipo do guerreiro. É pois, o símbolo do trabalho, da atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão, da busca de novas fronteiras, de esmagamento de qualquer força que se oponha à sua própria expansão. É o dono do Obé (faca) por isso nas oferendas rituais vem logo após Exú porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos (Um símbolo de Ogum sempre visível é o màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção). Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.

É a senhor da viagem, a estrada longa, é o veiculo!! Ogun é a jornada, a empreitada, a luta do dia-a-dia. É a estrada de ferro, o impacto do trem nos trilhos. Ele é o próprio trem, ele é o próprio trilho! Ogum é a franqueza, a decisão a convicção, a certeza, o fato consumado. É também a bateria que gera energia, é a própria energia... Ogum é sua vida em plenitude. É o amianto, o aço, o ferro, a bauxita,o maganês, o carvão mineral, o ouro a prata, o diamante sem lapidar, a lapidação, o aparelho cirúrgico. È o ato de cortar, morder e devorar sem piedade.

Ogum é um orixá importantíssimo na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé. Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, , enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza. Ogun é o Orixá dos ferreiros, das guerras, da tecnologia!!!

Ogun é uma das deidades da religião yorùbá. Na santería cubana é sincretizado com São Pedro, São Paulo, São João Batista, São Miguel Arcanjo e São Rafael Arcanjo.

Era um guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre um rico espólio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, "Rei de Irê". Tem semelhança com o vodum Gu

Qualidade de Ogun: Ògúnjà ;SoróKè ; Wari; Lakàiye ;Méjèje ; Oròminan; Olode; Onírè; Alágbède; Méjè

Dia: terça-feira;

Metal: ferro;

Cor: azul marinho ou azul escuro e/ou verde;

Comida: feijoada e inhame;

Arquétipo: impetuosos, autoritários, cautelosos, trabalhadores, desconfiados e um pouco egoístas;

Símbolos: espada, facão, corrente de ferro.

Saudação: Ogum Ieé!


P.S: O texto tem um link direto com a pg Wikipedia.


2 comentários:

Edu disse...

Cada vez melhor o seu blog...
To gostando muito!
Agora vc podia falar um pouquinho dos eres...
Abraço...

Unknown disse...

Lindo texto realmente tudo haver comigo ogum ieé meu pai meus caminhos é e será regido pelo Sr