quinta-feira, 5 de junho de 2008

Beijuim e Alfazema



Começou a 15 anos atrás, mas pareçe que foi ontem... Nunca vou esqueçer aquele cheiro forte de fragância cìtrica de bejuim e alfazema percorrendo todo o ambiente simples, mas impecável na sua organização e limpeza. A decoração ,os simbolos eram rústicos... Esteiras, peneiras, correntes e candieiros , de alguma forma expressava seu significado. Folhas e flores adornavam com singela sutileza.
Pessoas simples(filhos) vestidos de branco e com colares coloridos, supervisionava os últimos detalhes; homens, mulheres(netos), cada um no seu devido lugar. Pairava um silêncio escandaloso, que chegava a insurdecer. Então surgiu um som grave e agudo dos atabaques que chamavam todos, pois seria mais uma noite de trabalho na "Tenda Espirita São Miguel Arcanjo", cuja a entidade que iria trabalhar naquela noite, seria a grande conselheira e matriarca do terreiro: Vovó Joana!! Todos que estavam presentes ao pronunciar o nome da vovó, seus olhos brilhavam confirmando toda a admiração e respeito por ela... Através de seus ensinamentos, percorrir por outras terras, aprendi com ela que: "Pé que não anda, não dá topada".
Hoje, após 15 anos muita coisa mudou! Novas pessoas(filhos e netos),outro lugar,novos simbolos, variadas folhas e flores...tudo mudou!! Mas 2 coisas ainda permanecem da mesma forma: O brilho nos olhos de todos ao pronunciar o nome Vovó Joana e a fragância cítrica de beijuim e alfazema...

2 comentários:

Escola Noss Senhora da Luz disse...

Lindo texto, muito bem escrito!!!!! Um beijo, saudades mil!

Unknown disse...

Nossa Ken, como vc foi profundo neste texto, vc acredita que eu cheguei a viajar no passado, perfeito a final eu vivênciei tudo isso. Parabéns.